drarosyane.clinicaoncologica@gmail.com

Perguntas frequentes em Oncologia

O que é câncer?
Câncer é a denominação que damos ao conjunto de células que se multiplica de forma anormal, descontrolada e desordenada. Também chamado de neoplasia, o câncer pode se originar em diversos órgãos e tecidos e se espalhar para outras regiões – processo chamado de metástase.
Quais fatores podem levar ao desenvolvimento do câncer?
O câncer é contagioso?
O câncer é hereditário?

Perguntas frequentes sobre Nutrição Oncologica

O que é Nutrição Oncológica?
É uma assistência nutricional focada no paciente com câncer, considerando a localização e o estadiamento do tumor e as possíveis doenças associadas. O principal objetivo da Nutrição Oncológica, durante todo o período de tratamento, é contribuir com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, a partir da adequação da dieta e do controle de sintomas. Após o tratamento, as orientações e as intervenções estão focadas na recuperação do estado nutricional e na promoção de saúde. A Nutrição Oncológica tem abordagem biopsicossocial e atua dentro de uma perspectiva multidisciplinar, em cooperação com o paciente, o cuidador e os demais profissionais de saúde.
Como funciona o acompanhamento na Nutrição Oncológica?
Por que o paciente com câncer tem perda de apetite?
Para a prevenção do câncer, existem alimentos que previnem a doença?
O que são e para que servem os suplementos nutricionais orais?

Escolha um dos nossos consultórios: